quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Eu não uso DreamWaver - DW para os íntimos

Nos últimos tempos, e aí falo de 10 anos, num período de trabalho meu que beira os 30 anos, ou seja 1/3 da minha vida de "carteira assinada" estou na busca e tentando de todas as formas me tornar um ESPECIALISTA.

Neste caminho tenho tido a felicidade de aprender muitas coisas, e numa área que eu estou envolvido desde 1985, por gostar e não por ser obrigado, o que me leva a crer que posso estar no caminho certo da minha atividade.

Vejo muitas coisas acontecendo nos projetos web, desenvolvidos por todo o tipo de empresas e pessoas. Como disse, tenho aprendido muitas coisas, e no último ano aprendi mais uma,  com um grande amigo meu, excelente publicitário, com trabalho sendo reconhecido pela mídia nacional e até mesmo com repercusão na Espanha, através de um de seus clientes! Vou, a partir de agora, colocar PRAZO DE VALIDADE, não para A PROPOSTA, como é de praxe, mas para a execução da tarefa, algo que até hoje não vi ninguém fazendo. Mas vivendo e aprendendo. Vou passar a fazer com todos os meus projetos tenham prazo de execução no contrato. Nestes poucos mais de 50 projetos em que o NEGOCIANTI TEM trabalhado nos últimos anos, é a primeira vez que um projeto leva 12 meses para ser repassado a mim. E olha que na maioria das vezes nós desenvolvemos tudo: Layout, conteúdo e programação. Isso a princípio deveria ter facilitado as coisas para este projeto e não facilitou. Levou 12 meses por algum problema, que eu não consegui especificar exatamente qual é, porque neste caso, o NEGOCIANTI é o braço de TI da agência de publicidade, e muito pouco interagimos com quem esta adquirindo o projeto web.

Em 12 meses tudo muda: Equipe aumenta, todos os custos envolvidos no processo aumentam, 12 meses depois não há a menor possibilidade de um projeto ser executado pelo valor que foi acertado 12 meses antes, mas ainda assim, nos colocamos a disposição para fazê-lo e já trabalhamos muitas horas nele, pelo comprometimento que temos com nossos parceiros e clientes.

Abaixo transcrevo parte de de uma carta que tive de escrever a este grande amigo publicitário, para que vocês entendam de onde saiu, EU NÃO USO DW.
... se alguém do NEGOCIANTI diz para ti que não se apresenta para o cliente uma proposta de LAYOUT como tu pretende apresentar, é porque nestes pouco mais de 50 projetos que fizemos acabamos SENDO ENSINADOS que é desta forma que devemos proceder, e aí é que entra o fato de estarmos tentando ser especialistas. Mas isto não é uma idéia que tiramos de nossa cabeça, temos na nossa equipe pessoas especializadas em gestão de projetos, que poderiam tranquilamente serem certificadas pelo PMI e é por isso que temos um PADRÃO e não fugimos dele. Padrão esse seguido pelas principais empresas que fazem o que nós fazemos. E se alguém te diz o CONTRÁRIO, posso te afirmar com toda a certeza, mesmo sem saber quem é, ESTA PESSOA É UM AMADOR, rótulo que eu quero deixar de lado no que diz respeito a minha atividade. Além do PMI para gerenciamento de projetos, usamos como padrões as normas da W3C, no que diz respeito a usabilidade e padrões respeitados pelos browsers; métodos como agile e SCRUM são usados por nós para tocar os projetos e a técnica MOEBIUS no que diz respeito aos passos de um escopo do projeto.

O que tu pretendes fazer e o que tem feito com relação ao PROJETO WEB tem demonstrado um amadorismo que a muito tempo eu não via, se eu sou o lado de TI de um projeto, deixe-me conduzir esta parte do projeto.....

....já reiteramos várias vezes pra ti: NÓS NÃO USAMOS DW E FLASH, só usa isso amador, estudantes que estão começando a "FAZER SITE". Eu usei muito DW em anos passados, depois disso, nem uma máquina do meu escritório tem este software instalado e eu posso te garantir que o trabalho que prestamos está entre os melhores de nossa área.

.....No estágio atual de nosso trabalho, o DW esta para nós como o Paint Brush esta para o teu trabalho.....

.....Isto faz com que possamos em uma reunião de 45min apresentar 4 layouts para o departamento de TI, o departamento de comunicação e a agência de publicidade de uma empresa com mais de 400 funcionários, com 95% de universitários e termos um layout aprovado, sem mairoes delongas e estresse......

.......Para que tenhas idéia: Da forma como apresentamos os projetos, com aproximadamente 6 horas de trabalhos temos a possibilidade de apresentar 4 layouts distintos para que o cliente possa escolher um, layouts estes baseados no briefing  e mapa do projeto do cliente. Esse é o tempo que se leva para 01 LAYOUT COM O FLASH E DW como tu pretende fazer e com uma chance de retrabalho e de reprovação de quase sua totalidade......."

Alguns termos da carta foram suprimidos, por não interessar ao assunto em questão.

Me perdoem os que AMAM Flash e DreamWaver, eles de fato são muito bons, quando se esta iniciando a atividade, e para mim são ferramentas importantíssimas para nossa área. É a porta de entrada para este mundo, e fundamental para a introdução de tantos profissionais na área de programação web, como o é o Windows para a micro-informática.

No nível de maturidade que nós atingimos, estas ferramentas não são usadas por nós, como normalmente se faz crer os cursos que ensinam a usar estas ferramentas.

Nós, aqui do NEGOCIANTI não FAZEMOS SITES em Flash, podemos até fazer apresentações, como de fato já fizemos várias vezes, mas não usamos este recurso para apresentar nada que diga respeito a colocação de um Portal no ar(banners dos sites e apresentação, como videos e slides, sim).

Não faço nem idéia dos recursos que o DW tem hoje, portanto, ele pode ter mudado muito nos últimos anos, mas mesmo assim, é um software que não é usado por nós, porque nosso trabalho esta baseado na construção de uma solução que seja dinâmica do ponto de vista do cliente. Um site tem de estar VIVO, o DW não permite isso, muito menos o FLASH. Fale com qualquer empresa que até hoje usou desses recursos, e pode neste momento estar usando a última versão do FLASH e do DW, e pergunte a ela quanto tempo eles levam para fazer uma atualização básica nos seus portais e sites. Eu sei a resposta, ela sempre a mesma. Em pouco tempo este site estará MORTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário